24 setembro 2013

Carta de Adeus de uma Menina de 12 anos ao seu Analista. (ao Rubens Molina)

TODA QUINTA FEIRA COM RUBENS MOLINA.

Homenagem da A. L. ao Rubens Molina . Li essa carta junto a família, aos amigos, aos analisandos de Rubens, a pedido dela, como uma forma de adeus, já que não estaria fisicamente presente ali. Todos se emocionaram e pediram para que essas palavras fossem postadas. Então copiei do manuscrito, e aqui está a homenagem, provavelmente da analisanda mais jovem, e nem por isso menos "adulta" como ele dizia. Com toda a sua e a minha gratidão. Com todo o seu respeito desde o início, e sua compreensão, do que é uma análise(interminável) transmitida pelo mestre Molina.
                                                                   Rubens Molina
( a análise da A. L. era on-line-como a de muitas pessoas no Brasil e mundo afora. Rubens foi pioneiro na utilização da internet, para fazer a Psicanalise chegar onde parecia impossível.)



19 de setembro de 2013.

TODA QUINTA FEIRA COM RUBENS MOLINA.

Posso não ter conhecido Rubens Molina pessoalmente, mas além de um analista ele era um amigo. Um amigo para contar tudo o que eu quiser sem ter medo.
Quando eu ficava feliz ou alegre comigo mesma, Rubens m e ajudava a ficar mais alegre e orgulhosa de mim.
As vezes quando acabava a minha analise eu chorava,  não por ter desabafado e ter falado coisas ruins, mas sim de ter alguém para contar e confiar.
Sinto que perdi uma quinta feira...
Sempre que falávamos de mim, bom, é claro, era uma analise. Rubens era bem misterioso. Não sabia de nada dele, pois ele não falava, minha mãe fazia uns estudos com elea uns 2 anos atrás, eu ouvia uma voz, uma bela voz, isso já era bem tarde da noite. Um dia uma grande amiga de minha mãe disse para ela que Rubens poderiame atender, pois já havia atendido crianças antes. Eu estava meio triste com várias coisas e pedi para que minha mãe deixasse, então ela deixou.
Nos fazíamos análise nas quintas feiras as 22: 00 horas.
Como já disse ele sempre me deixava mais do que eu estava. Ele era engraçado e sempre muito irônico assim dizendo, com várias coisas.
Nossa análise não tinha apenas coisas tristes ou ruins, nós conversávamos de muitas coisas e várias delas muito engraçadas até, Rubens me fazia ver a vida de outros ângulos.
Eu ainda irei lembrar de nossos poucos minutos juntos, poucos minutos muito felizes. Sempre vou lembrar dos conselhos de vida e outros que me deu. Fico muito triste só de pensar que não tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente.
Nesse momento ele iria me botar para cima, falar coisas engraçadas e irônicas para me deixar sempre em pé para cima e tentar esquecer.
Mas uma analise dessa com alguém tão bom e especial, você nunca esquece.
Ele sempre me disse para nunca ficar para baixo, lembrar que eu posso seguir em frente e continuar a viver a vida. Sendo cada vez mais confiante e feliz. Agradeço demais a ele por ter me ajudado nos momentos mais frágeis.
Então eu dou adeus a Rubens Molina numa quinta feira. “Um beijo, obrigada, até quinta feira que vem”.
pS: eu dizia toda vez isso quando acabava a nossa análise:
Um beijo , obrigada , até quinta feira que vem.



                                                           A.L.H.




Rubens Molina faleceu no dia 19 de setembro de 2013. E será sempre lembrado por sua valiosa obra.



Acesse a homenagem prestada pela rádio Roquette Pinto, RJ,  através da jornalista Gabriela Gomes:

5 comentários:

  1. Acolha meus sentimento.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  2. Camille,
    Foi mesmo uma grande perda para os que tinham este contato intenso com este grande profissional que foi Rubens Molina.
    E que linda homenagem a cartinha que sua filha deixou pra ele, imagino como ela deve ter sentido falta dele nas quintas-feiras. Mas, esta é a vida e o que importa é a qualidade que ele viveu e as boas lembranças que deixou para os que conviveram com ele.
    um grande abraço carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Beth, ele era um grande profissional. As vezes enquanto é tempo a gente não vê a verdadeira dimensao de um ser humano.O valor do profissional. O Brasil deveria ter um olhar mais proximo das pessoas grandes que temos aqui. Enfim, para minha filha durante quase um ano , Rubens Molina foi um analista impecavel ea fez ultrapassar seus problemas grandes e pequenos, a fez se desenvolver com mais suavidade e confiança.
      Para mim muitos anos antes, ele foi, por 13 anos meu analista, ético, profundo, cuidadoso. Especial. Dificil ver gente assim. Espero que inclusive seus familiares possam entender o quao grandioso ele foi,. e esse testemunho somente seus analisandos podem dar. Assim a cartinha da Anna fica ainda mais significativa, por que que consola aqueles que nao entendiam direito essa profissão que muitas vezes é um "sacerdócio" , faz o profissional viver para isso. E consola tb aqueles que estão sentindo um pouco como minha filha, Uma certa orfandade, mesmo quem já é grandinho, e tb se tornou psicanalista, Todo mundo num luto imenso, por uma perda imensa. Bjos querida Beth.

      Excluir
  3. Essa carta é emocionante mesmo.
    Convido vc responder uma nova enquete no blog
    Obrigada.
    Big Beijos

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...